The Materials of Dianetics and Scientology — An Introduction

Os Materiais de Dianética e Scientology
Uma Introdução

Nós somos muito ricos em materiais, em resultados e no futuro potencial.
Através das nossas épocas mais duras, nós resistimos. Nas nossas épocas
mais brilhantes nós estamos a expandir.
– L. Ron Hubbard

Como cumprimento dessas palavras, e de uma forma muito literal, chegou a Era Dourada do Conhecimento. Esta baseia–se no facto de que A Ponte de Scientology é composta por treino, audição e conhecimento, dos quais o conhecimento é o mais destacável. Para além do facto que Scientology é composta por materiais que representam um caminho cronológico de pesquisa e desenvolvimento. Mas só com uma porção desses materiais anteriormente disponíveis, os Scientologists não tinham uma rota para a compreensão completa desse caminho. Na verdade, não havia forma de obter sequer uma compreensão de como os vários materiais se relacionavam uns com os outros – de como os livros se relacionavam com as palestras, ou de como uma série de palestras se relacionava com outra. Assim, também, não havia uma forma de diferenciar entre os vários corpos de materiais, entre as amplas conferências públicas e as conferências intencionadas para os auditores profissionais.

Portanto, os Scientologists foram deixados com o que L. Ron Hubbard descreveu adequadamente como uma “visão limitada” de Scientology, uma visão que negligenciava os materiais mais inestimáveis.

E assim, chegou o que ele aconselhara durante muito tempo, na forma da Carta de Orientação dos Materiais para a visão abrangente.

É exatamente o que o título implica: um guia abrangente para os materiais de Dianética e Scientology; o que cada um desses materiais representa e como é que eles se relacionam uns com os outros. Nesse sentido, a Carta de Orientação dos Materiais foi na verdade a chave para a compreensão da trama e urdidura dos materiais do Sr. Hubbard e, revelou–se assim a Era Dourada do Conhecimento.

Na totalidade, a Era Dourada do Conhecimento constitui o programa mais abrangente e de maior envergadura na história de Scientology, com mais de 25 anos de investigação, recuperação, restauração e verificação. Incluíram–se projetos para localizar todos os manuscritos e conferências gravadas de L. Ron Hubbard existentes; tendo sido, por sua vez, necessário esquadrinhar todos os lugares onde ele escreveu e/ou entregou conferências. Também houve, no nome da Era Dourada do Conhecimento um projeto de 2 milhões de horas de trabalho para assegurar a pureza dos materiais: esses erros de transcrição de publicações e livros ditados foram corrigidos, essas adições editoriais foram apagadas e cada página correspondia de facto ao original; até à mínima vírgula. Apenas para dar o exemplo mais simples disto: para além da pontuação alterada e texto confuso inserido pelos estenógrafos, um escrutínio meticuloso revelou todas as passagens omitidas dos Livros Básicos de Scientology e todas as sequências alteradas. Consequentemente, e sem importar o quão cuidadosamente esses livros tenham sido estudados – palavras clarificadas, conceitos demonstrados – a compreensão conceptual completa era impossível.

Havia substancialmente mais. Muito para além dos desafios da verificação textual, havia problemas aparentemente insuperáveis de restauração das cassetes gravadas. Particularmente, entre as 3000 conferências que o Sr. Hubbard entregou de 1950 em diante havia numerosas gravações que se encontravam em cassetes deterioradas e discos fonográficos frágeis, e que não tinham sido escutados desde que ele entregara essas conferências.

Para além disso, qualquer tentativa de copiar essas gravações ameaçava destruir toda a conferência. Havia, também, gravações carregadas de interferências electrónicas: assobios, estalos, estouros e eletricidade estática, que faziam com que passagens inteiras ficassem praticamente indecifráveis. Em consequência disso, muitas séries de conferências estavam muito mal, o que em si obscurecia a rota de investigação e de desenvolvimento do Sr. Hubbard.

Como resposta chegou a restauração plena de cada conferência de L. Ron Hubbard na biblioteca, e isto só foi possível quando os engenheiros do projeto introduziram tecnologia digital do século XXI ao máximo da sua capacidade. Tonalidade plena, claridade plena, transcrições e glossários das conferências completos, inclusivamente adaptados ao ambiente das salas em que ele conferenciara originalmente, tudo isto foi agora ressuscitado na Era Dourada do Conhecimento.

Tendo ao alcance o legado completo dos materiais do Sr. Hubbard, chegou a tarefa igualmente monumental de tornar os materiais globalmente disponíveis. Isto provou ser uma tarefa igualmente desencorajadora já que nenhuma empresa convencional de publicações, tipografia ou fabricação de CDs satisfaria a procura, não com 3000 conferências na biblioteca e um catálogo dos seus livros para leitores em 50 línguas. Sem dúvida que foi preciso uma estratégia completa e original para imprimir livros e CDs e distribuí–los. Essa estratégia está agora representada nas maiores instalações editoriais digitais do mundo: Bridge Publications em Los Angeles e New Era Publications em Copenhaga, ambas da Igreja de Scientology. Por sua vez, essas organizações proporcionam livros e conferências a uma escala verdadeiramente universal (quer sejam 500 exemplares para uma comunidade de Scientology que está a emergir ou muitos milhões para as Américas). Consequentemente, os materiais de L. Ron Hubbard em, digamos, vietnamita ou swahili são agora fornecidos com a mesma eficiência e economia que uma edição inglesa de Dianética. O resultado: os materiais de Dianética e Scientology estão agora acessíveis a quase todas as pessoas e a um custo inclusivamente mais baixo do que em 1950.

Os materiais de Dianética e Scientology representam tanto as bases da Ponte para a Liberdade Total como a totalidade do conhecimento necessário para a liberdade. Também simbolizam o triunfo da tecnologia do Sr. Hubbard e todos os porquês e motivos do seu desenvolvimento técnico. Para além disso, e isto é em si mesmo um triunfo, agora possui a totalidade destes materiais e eles revelam literalmente os segredos deste universo para toda a eternidade. Consequentemente, tudo o que permanece é que cumprimos estas palavras de L. Ron Hubbard:

Há panoramas jamais sonhados, há alegrias desconhecidas, há glórias que jamais ultrapassaram as glórias do passado. Estas aguardam–no mas só se aceitar o meu legado e ajudar a fazer com que estas coisas aconteçam. – L. Ron Hubbard